Resumo da 2ª Reunião Itinerante na Igreja Santa Terezinha

A 29ª Sessão Ordinária do 2º Ano Legislativo da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Matozinhos realizada nesta segunda-feira (27/08), na Igreja Santa Terezinha do Bairro Estação, foi marcada pela leitura da ata, leitura de indicações, votação de projetos e inauguração da tribuna popular.

Presença dos vereadores: Sidirley Bento (Presidente), Nilson da Mercearia (Vice-Presidente), José Miguel (Secretário), Adilson da Lotação, Branco do Leite, César de Soné, Cosme São Miguel, Dr. André, Marcinho do Liberdade, Ronaldo do Transporte Escolar, Vinícius Araújo e Xandy Táxi. Ausente o vereador Cláudio Luiz.

Indicações Apresentadas

Indicação N° 99/2018: Solicita o recapeamento e obra de drenagem nas seguintes ruas do Bairro Estação: Abraão Elian, Magalhães Pinto e Tranquilino José Pereira. Reforça várias indicações feitas anteriormente abordando diversos assuntos. Autor: José Miguel.

Indicação N° 100/2018: Instalação de uma pista de caminhada na Avenida Industrial sentido ao Bairro da Graça. Autor: José Miguel.

Indicação N° 101/2018: Estudar a viabilidade para instalação de três passarelas na MG 424, nos seguintes pontos: próximo a Yazaki, Posto Ipiranga e na entrada do Bairro Bom Jardim em frente ao Posto Figueiredo. Autor: José Miguel.

Indicação N° 102/2018: Colocação de braço de luminária no poste na Rua Goiás, esquina com a Rua Maranhão no Bairro Cruzeiro. Autor: Nilson da Mercearia e Adilson da Lotação.

Indicação N° 103/2018: Colocação de meio fio na Rua Ulisses Gomes, entre a avenida Minas Gerais e Avenida Caio Martins, Bairro São Sebastião. Autor: Nilson da Mercearia.

Indicação N° 104/2018: Construção de passeio nos dois sentidos da Av. Minas Gerais entre a UPA 24Hrs e o trevo do Bairro Bom Jardim. Revitalização do Trevo do Bairro Bom Jardim com as devidas sinalizações viárias e iluminação em toda a sua extensão. Instalação da Academia de Saúde ao Ar Livre e revitalização da Praça Paulo Braga do Amaral no Bairro Bom Jardim. Autor: Sidirley Bento.

Indicação Nº 105/2018: Convidar a Subsecretária de Regulação e Transporte do Estado de Minas Gerais, Sra. Maria Luiza Machado Monteiro, para comparecer a Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre as condições de uso, conservação dos ônibus e valor da tarifa do transporte público Matozinhos/Belo Horizonte e Capim Branco/Belo Horizonte. Autor: Sidirley Bento.

Indicação Nº 106/2018: Requer perante a VLI Centro Atlântico a reintegração ao Patrimônio Público Municipal do prédio da estação ferroviária conhecida como “Estação Brasil” reconstruído na sua totalidade, localizada no Bairro Estação. Autor: Sidirley Bento.

Indicações Verbais

Vinícius Araújo: 1-Solicita que sejam feitos os serviços de limpeza, capina e tapa-buraco das Ruas Abraão Elian, Maria Issa Elian, Magalhães Pinto e José Dias. 2-Solicita à Chefia de Gabinete e a Secretaria de Planejamento do Governo, que apresente os recursos que não estão sendo pagos pelo Governo do Estado.

Xandy do Táxi: Solicita a pavimentação da rua que leva até o novo Cemitério.

Ronaldo do Transporte Escolar: Solicita que seja avaliada a reforma da Escola Municipal Dr. Jurandyr Campos.

Dr. André: Solicita um porteiro para a nova Unidade de Pronto Atendimento.

Marcinho do Liberdade: 1–Solicita que sejam averiguados os lotes vagos do município. 2–Solicita capina do Bairro São Paulo.

Branco do Leite: Solicita à COPASA uma explicação sobre a elevatória de esgoto do Bairro São José na estrada de Mocambeiro.

Projetos Votados em Primeiro Turno:

Projeto de Lei Nº 2488/2019 que “Cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente e Saneamento Básico – CODEMA-SB, e dá outras providências” foi aprovado por 12 votos favoráveis e uma ausência.

Projeto de Lei Nº 2489/2018 que “Institui o Dia Municipal do Feirante” foi aprovado por 11 votos favoráveis e uma ausência.

Inauguração da Tribuna Popular

A presidente da Associação do Bairro da Estação, Jane Rosa, utilizou a tribuna popular para explanar sobre a associação e também do prédio da estação ferroviária. Finalizou sua fala recitando um poema sobre o Bairro da Estação.

Os vereadores Xandy Táxi, Vinícius Araújo e Ronaldo do Transporte Escolar usaram da palavra sobre o assunto proposto pela Presidente do Bairro Estação. Após a fala dos vereadores, o Presidente Sidirley Bento concedeu a palavra para a Vice Prefeita Zélia Alves Pezzini.