A 34ª Sessão Ordinária do 2º Ano Legislativo da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Matozinhos, realizada nesta segunda-feira (09/10), foi marcada pela leitura da ata, leitura de indicações, leitura de requerimento, leitura de moções, leitura de parecer e votação de projetos.

Presença dos vereadores: Sidirley Bento (Presidente), Nilson da Mercearia (Vice-Presidente), José Miguel (Secretário), Adilson da Lotação, Branco do Leite, César de Soné, Cosme São Miguel, Dr. André, Marcinho do Liberdade, Ronaldo do Transporte Escolar, Vinícius Araújo e Xandy Táxi. Ausente o vereador Cláudio Luiz.

Indicação Apresentada

Indicação N° 113/2018: Solicita a regulamentação do art. 2º, paragrafo único, e art. 3º, inciso 2º da Lei Municipal nº 2.323 de 14 de Dezembro de 2016. Autor: Sidirley Bento.

Indicação N° 114/2018: Solicita instalações referentes à iluminação pública nas ruas: Raul Teixeira da Costa entre Paracatu, no Bairro São Cristovão; Antonieta Braga Cardoso com Maria Madalena, no Bairro Cruzeiro; Argemiro Cardoso próximo à antiga indústria DECOR Vidros as margens da MG 424. Autor: Sidirley Bento.

Indicação N° 115/2018: Solicita manutenção, capina, limpeza e pavimentação nas ruas: Barbacena nº 57, no Bairro Jesus; Carlos Alves, próximo ao cruzamento com Tapajós, no Bairro Florestal; Geraldo Pacheco em sua extensão, no Bairro Parque Vieira; Leandro de Oliveira, em sua extensão. Autor: Sidirley Bento.

Requerimento Nº 50/2018: Requer diversas informações da manutenção da Rua Sabatine Del Bócio. Autor: Nilson da Mercearia.

Moção Nº 11/2018: Moção de pesar pelo falecimento do Sr. Jaelbert Alves Maciel. Autor: Vinícius Araújo.

Moção Nº 12/2018: Moção de pesar pelo falecimento do Sr. Geraldo Guimarães Fonseca. Autor: Vinícius Araújo.

Indicações Verbais

Vinícius Araújo: 1- Solicita a construção do Mercado Municipal de Matozinhos. 2 – Solicita a manutenção dos bueiros de ferro ou grelhas das Ruas Maranhão, Padre Gustavo com Av. Bento Gonçalves e Dom Pedro II com Claudomiro Cupertino.

Nilson da Mercearia: 1 – Solicita que seja feita operação tapa buracos nas Ruas do Bairro Bom Jesus 2. 2 – Solicita que o setor de Vigilância Sanitária fiscalize a Rua Pedro Leopoldo, esquina com a Rua Rio Grande do Norte, devido ao mau cheiro. 3 – Reforçou a indicação feita em conjunto com Vereador Adilson Alves Pereira na qual solicitam: extensão de rede e instalação de luminária na Rua Pedro Leopoldo, próximo ao número 741; instalação de poste com luminária na Rua Jaboticatubas, em frente ao número 95; instalação de um poste com luminária em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário no Bairro Cruzeiro; extensão de rede elétrica na Rua Vereador Mário Lúcio do Amaral no Bairro das Graças, a partir do número 10; instalação de luminária na Rua Argentina, nas imediações do número 176 e 181; extensão de rede na Avenida Alcino Gonçalves Cota, com início na MG 424 sentido MG 10, ao lado direito.

Marcinho do Liberdade: 1 – Solicita a pavimentação do Bairro Liberdade. 2 – Reforçou a indicação do Vereador Vinícius Araújo Silva, que solicita a construção do Mercado Municipal em Matozinhos.

Xandy Táxi: 1 – Solicita que seja feita uma reforma na academia da Rua Curvelo, em frente à CIMONT. 2 – Solicita que seja feita uma manutenção na ponte do Bairro Florestal.

Leitura de Parecer:

Parecer da CLJRF ao Projeto de Lei nº 2502/2018.

Projetos Votados em Primeiro Turno:

Projeto de Lei Nº 2490/2018, de autoria do vereador Antônio Nilson Machado, que “Proíbe o uso de ‘Linha Chilena’ ou qualquer substância cortante nas linhas de empinar papagaios, pipas e similares no Município de Matozinhos e dá outras providências” foi aprovado por 11 votos favoráveis e uma ausência.

Projeto de Lei Nº 2491/2018, de autoria do vereador Antônio Nilson Machado, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Senhor Bento Márcio Lages” foi aprovado por 12 votos favoráveis e uma ausência.

Projeto de Lei Nº 2492/2018, de autoria do vereador Sidirley Anderson Dias Bento, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Senhor Leonídio Henrique Corrêa Bouças” foi aprovado por 12 votos favoráveis e uma ausência.

Projeto de Lei Nº 2493/2018, de autoria do vereador Vinícius Araújo Silva, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Senhor José Robério Freitas da Silva” foi aprovado por 12 votos favoráveis e uma ausência.

Projeto de Lei Nº 2494/2018, de autoria do vereador José Miguel Dias Filho, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Senhor Caio Markus Muniz Barreto” foi aprovado por 12 votos favoráveis e uma ausência.

Projeto de Lei Nº 2496/2018, de autoria do vereador Vinícius Araújo Silva, que “Concede Título de Cidadão Honorário a Senhora Martha Tavares Pezzini” foi aprovado por 12 votos favoráveis e uma ausência.

Projeto de Lei Nº 2497/2018, de autoria dos vereadores Vinícius Araújo Silva e Ronaldo Adriano da Costa, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Senhor José Francisco dos Santos” foi aprovado por 12 votos favoráveis e uma ausência.

Projeto de Lei Nº 2498/2018, de autoria do vereador Vinícius Araújo Silva, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Senhor Aldo José Nogueira da Silva” foi aprovado por 12 votos favoráveis e uma ausência.

Projeto de Lei Nº 2499/2018, de autoria do vereador André Barbosa Moreira, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Senhor Marcos Zalém de Jesus” foi aprovado por 12 votos favoráveis e uma ausência.

Projeto de Lei Nº 2500/2018, de autoria do vereador Ronaldo Adriano da Costa, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Senhor José Melgaço da Silva” foi aprovado por 12 votos favoráveis e uma ausência.